21 de abr. de 2009

Tiradentes...

Do GRANDE MÁRTIR DA INDEPENDÊNCIA ao que só deu esperanças

Tiradentes, ficou órfão aos 11 anos, foi mascate, foi médico prático, tinha rara habilidade para arrancar e colocar dentes novos feitos por ele mesmo e com grande arte. Quando pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais tinha o posto de alferes, e comandava uma patrulha de ronda de mato para prender ladrões e assassinos.

Junto com escritores, poetas, militares, magistrados e alguns sacerdotes começou um movimento contra a cobrança de impostos (a derrama, 20% de imposto) que seria o ponto principal para ter o apoio do povo, com fim de libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República.

O movimento pretendia, se vitorioso, abolir imediatamente a escravatura, construir uma universidade e realizar outras reformas de interesse da coletividade.

O movimento revolucionário não saiu da teoria. No mesmo ano, 1789, um militar, o coronel Joaquim Silvério dos Reis - que fingia ser amigo e companheiro -, foi o Judas do xará Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). Denunciou o movimento ao governador Visconde de Barbacena.

Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, na rua dos Latoeiros. O julgamento durou 3 anos. Ele foi condenado e enforcado no dia 21 de abril de 1792, por brasileiros que serviam à coroa Portuguesa. Seu corpo foi esquartejado e declarados infames os seus descendentes.

Lula (ficou órfão!!!) veio de Garanhus, foi metalúrgico, perdeu meio dedo e se aposentou. Deixou a barba crescer como Che Guevara e virou líder das pretensões de sua classe. Ficou vinte anos falando em sentar-se à mesa de negociações, depois juntou-se a alguns cultos escritores e poetas com pensamentos da esquerda já falida no mundo e, abusando da ingenuidade e da mediocridade da maioria do povo brasileiro chegou ao poder. Agora, sentado à mesa da Presidência da República, onde está no segundo mandato, não negociou nada de bom para o povo e ficou só na teoria como a inconfidência mineira que acabou vitimando Tiradentes. Sua política econômica é tão igual à de seu antecessor que parece estarmos sendo governados pelo candidato de FHC, quando também adota a prática reprovável de editar mais medidas provisórias tal qual seu inspirador. E das mudanças prometidas, nada.

No tempo de Tiradentes nossas riquezas eram levadas em pequenos e poucos barcos para Portugal. Hoje são levadas por navios e enormes aviões e transferências bancárias para bancos e paraísos fiscais, cuja importância - só no ano passado - estima-se em U$ 27 bilhões de dólares. No mundo todo, somos o país que mais transferiu dinheiro para o exterior.

Os impostos que os governos - municipais, estaduais e a união - recolhem (34% do PIB) fazem o tempo de Tiradentes (a derrama e outros) parecer um grão de areia em uma construção. A falência do ensino é pior do que não ter universidades como no tempo de Tiradentes. As reformas de interesse da coletividade, também argumento dos inconfidentes e promessa de Lula e Duda ficaram só na telinha.

Tiradentes não assumiu nenhum poder, e foi o escolhido entre os inconfidentes, por ser o que tinha menos recursos de proteção com padrinhos na Coroa portuguesa. Foi assassinado para servir de exemplo aos súditos da pátria mãe.

Lula assumiu o poder, não cumpriu nenhuma promessa, não mudou nada, não tem nenhuma obra, nenhum projeto importante, e por interesse dos donos do mundo já é o grande mico do planeta, só faltando ser fotografado pendurado num cipó. Não será assassinado, porque não evoluímos como os americanos do norte que já mataram vários presidentes.

Para refletir - Aos da minha geração (1.947, segunda safra depois da guerra mundial) e aos das mais novas. Um poster com a foto de Tiradentes é mais bonito, mais nosso, mais importante para despertar o nacionalismo e o sentimento da única e verdadeira nação do mundo, do que a de Che Guevara. No futebol, todos os brasileiros preferem uma foto de Pelé a uma de Maradona. Por que na história de nossa pátria, trocamos a foto de Tiradentes pela do argentino Che Guevara?

Convocamos os brasileiros para que coloquem primeiro dentro da cabeça e depois na parede, a foto de Tiradentes com frase que ele poderia ter dito “Não vos acomodeis”.

Guilhobel Aurélio Camargo


link veja aqui

0 comentários: