21 de jul. de 2009

Combinação de alimentos pode ser desastrosa...

Entre os cinco sabores, o salgado, o doce e umami (sabor de carne) são apetitosos, despertando nosso paladar para os nutrientes essenciais, enquanto que o amargo e o azedo são aversivos alertando sobre substâncias potencialmente perigosas à saúde.
Segundo Tim Jacob, professor de biociências da Cardiff University, País de Gales, misturar sabores que provocam aversão e apetência significa enviar informação conflitante ao cérebro. Os sentidos tentam evitar o conflito enquanto enviam ao cérebro informação útil para preservar a vida. É esse sinal misturado que nos faz rejeitar alimentos deteriorados. Você não quer comer uma mistura de bom e ruim.
Talvez essa divergência de paladar tenha dado origem à frase “adoçando a pílula”, pois pílulas são remédios e em grandes quantidades, podem se tornar venenosos. Por isso as pílulas são amargas, mas podem se tornar mais palatáveis se cobertas com uma camada adocicada. Da mesma forma, o sabor do café pode ser melhorado para pessoas sensíveis ao amargo camuflando seu sabor forte com leite, creme ou açúcar.
Quando nos tornamos adultos aprendemos a desprezar esses avisos do cérebro e passamos a gostar de café, alho, e queijos fortes. Mas você pode confundir seu paladar misturando um sabor anteriormente aversivo com um apetitoso. Tenha cuidado com algumas misturas como picles e chocolate. No entanto, às vezes é possível tirar proveito dessa confusão mental: o doce e o azedo, por exemplo, combinam muito bem na culinária chinesa.
veja aqui...

0 comentários: