11 de dez. de 2009

FÓRMULA MATEMÁTICA PARA ESTACIONAR O CARRO...

Estacionar o carro nem sempre é tarefa das mais simples e pode representar um desafio até para o melhor dos motoristas. Mas pesquisadores britânicos acabam de trazer a solução: uma fórmula matemática que promete o "estacionamento perfeito”" - mesmo nas condições mais adversas.
A equação foi desenvolvida pelo professor de matemática Simon Blackburn, da Universidade de Londres, em parceria com a empresa Vauxhall Motors. "Estacionar o carro é algo que muitos de nós fazemos diariamente - e todos ficamos frustrados vez ou outra", disse Blackburn, segundo a agência de notícias Press Association. "Essa é a oportunidade perfeita para mostrar como podemos aplicar a matemática para entender algo que todos dividimos".

A ideia de resolver o problema com a ajuda dos números partiu de uma pesquisa da própria Vauxhall. Segundo o estudo, 57% das pessoas são inseguras quanto às suas habilidades na hora de estacionar o carro, e 32% prefere dirigir uma distância maior e até pagar mais caro por um estacionamento só para não ter que espremer o carro em um espaço pequeno.

A fórmula envolve o raio da curva mínima que o carro é capaz de fazer, a distância entre as rodas da frente e de trás do veículo, o comprimento do capô do automóvel e a largura do carro adjacente. O resultado é o mínimo de espaço adicional que precisa ter o estacionamento, além da largura do próprio carro que se deseja estacionar. Resta saber se não é mais fácil simplesmente estacionar.

Divulgação
r = raio da menor curva que o veículo é capaz de fazer sem que as rodas da frente suba no meio-fio.
l = a distância entre os centros da roda da frente e de sua correspondente traseira
k = a distância do centro da roda dianteira à frente do seu carro.
w = a largura do carro estacionado a sua frente.

0 comentários: