15 de fev de 2010

MAPAS CONCEITUAIS EM QUÍMICA....


Mapas Conceituais

Todo embasamento teórico relacionado ao uso de mapas conceituais está baseada na Teoria de Aprendizagem ou Teoria de Assimilação, de David Ausubel (1968). A teoria explica como o conhecimento é adquirido e em que forma este fica armazenado na estrutura cognitiva do estudante. Segundo Ausubel (1982), o indivíduo constrói significado a partir de um acerto conceitual entre o conceito apresentado e o conhecimento prévio além é claro, de sua predisposição para realizar essa construção. Sua teoria da aprendizagem significativa tem como base o princípio de que o armazenamento de informações ocorre a partir da organização dos conceitos e suas relações, hierarquicamente dos mais gerais para os mais específicos. Baseado nessa teoria, Novak (2002) desenvolveu a metodologia de Mapas Conceituais, procurando representar como o conhecimento é armazenado na estrutura cognitiva do estudante.

MAPAS CONCEITUAIS ( Filho, J. R. de F. (2007). Mapas conceituais: estratégia pedagógica para construção de conceitos na disciplina química orgânica . Ciências & Cognição; Ano 04, Vol 12., nov, 2007.)

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