15 de fev. de 2010

MAPAS CONCEITUAIS EM QUÍMICA....


Mapas Conceituais

Todo embasamento teórico relacionado ao uso de mapas conceituais está baseada na Teoria de Aprendizagem ou Teoria de Assimilação, de David Ausubel (1968). A teoria explica como o conhecimento é adquirido e em que forma este fica armazenado na estrutura cognitiva do estudante. Segundo Ausubel (1982), o indivíduo constrói significado a partir de um acerto conceitual entre o conceito apresentado e o conhecimento prévio além é claro, de sua predisposição para realizar essa construção. Sua teoria da aprendizagem significativa tem como base o princípio de que o armazenamento de informações ocorre a partir da organização dos conceitos e suas relações, hierarquicamente dos mais gerais para os mais específicos. Baseado nessa teoria, Novak (2002) desenvolveu a metodologia de Mapas Conceituais, procurando representar como o conhecimento é armazenado na estrutura cognitiva do estudante.

MAPAS CONCEITUAIS ( Filho, J. R. de F. (2007). Mapas conceituais: estratégia pedagógica para construção de conceitos na disciplina química orgânica . Ciências & Cognição; Ano 04, Vol 12., nov, 2007.)

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