27 de abr. de 2010

A QUÍMICA DA IMAGEM.....

Capturar do tempo as nuances de um sorriso, a beleza de um movimento, o sutil jogo de luz e sombras. Perpetuar a emoção de um momento. Essa ação, resumida nas frações de segundo do "click" de uma máquina fotográfica ou no leve zumbido de uma filmadora, já foi praticada repetidas vezes pela grande maioria das pessoas. Para alguns, é trabalho. Para outros, é arte. Para muitos, um hobby. Para todos, um grande prazer.

O que, contudo, poucos lembram ao acionar o disparador da máquina fotográfica ou da filmadora é a grande evolução tecnológica que está por trás desse simples ato. Evolução que deve muito à Química. As antigas e pesadas máquinas fotográficas dos "lambe-lambes" e as enormes filmadoras utilizadas até há pouco tempo pelos cineastas foram substituídas por equipamentos mais leves e precisos, graças à utilização, por exemplo, da resina acrilonitrila butadieno estireno, mais conhecida como ABS. Esse plástico, que forma o corpo da máquina e das objetivas, teve sua origem em uma indústria química. Como, aliás, todos os outros plásticos.

E o segredo do filme, capaz de reter em um átimo todos os movimentos e cores de uma imagem fugidia? Bem, só a Química para revelar esse segredo. Vamos lá: na produção do filme, além da base plástica, há a utilização de sais de prata. Em conjunto com esses sais, são empregados corantes orgânicos, gelatina, alcoóis, plastificantes e tensoativos. São esses produtos químicos que tornam o filme sensível à luz e permitem a retenção da imagem.

E essa é apenas uma parte do processo. Na revelação, lá também estará a Química, com compostos aromáticos que podem ser derivados do ácido sulfônico. Para a fixação da imagem, há o tiossulfato de amônia e, como estabilizadores, surfactantes e bactericidas. No papel utilizado para a reprodução fotográfica, é aplicada uma camada de polietileno, na frente e no verso, além de dióxido de titânio na face superior.

Como é fácil perceber, a arte de fotografar não exige apenas sensibilidade. Atrás de um simples "click", há muito trabalho, produtos e tecnologia. Mas não se preocupe com isso. Afinal, a Química trabalha, cria produtos e desenvolve tecnologia para que você possa fazer, com segurança e qualidade, o que mais gosta, inclusive filmar e fotografar.

VEJA AQUI

0 comentários: