21 de jul. de 2010

Curso de Extensão do INCT – Fluidos Complexos...


Esta semana estou fazendo este curso:FLUIDOS COMPLEXOS NO ENSINO MÉDIO: PROPRIEDADES E APLICAÇÕES EM FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA
Objetivos:
Pretende-se complementar a formação dos professores do ensino médio, ampliando e aprimorando seus conhecimentos e melhorando sua capacitaçãoem áreas interdisciplinares. Nesse curso, serão focalizados os estados da matéria que não são nem sólidos, nem líquidos, mas algo entre estes estados condensados, como, por exemplo, os cristais líquidos utilizados nos mostradores e dispositivos eletrônicos e também materiais conhecidos como matéria mole: gelatinas, bolhas de sabão, espumas, maionese, emulsões, presentes também em alimentos, objetos de higiene pessoal e na própria existência de vida e nos fluidos do corpo humano. Sem a matéria mole não haveria vida. Estes materiais, além de envolverem aspectos da chamada Física Moderna, envolvem também alguns aspectos da Química e da Biologia, de forma integrada. Assim, o curso integra conceitos de Física, Química e Biologia no estudo de materiais do cotidiano. Satisfaz três importantes princípios norteadores introduzidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): o princípio da interdisciplinaridade, o princípio da contextualização e o princípio do ensino fundado em conteúdos e competências de maneira unificada. São tratados assuntos contemporâneos e o conteúdo multidisciplinar do curso visa à integração do conhecimento, que é o grande desafio da realidade atual. Embora dirigido ao Ensino Médio e a interconexões entre os conteúdos das disciplinas das Ciências da Natureza (física, química e biologia) e de Matemática (que é a linguagem básica dessas ciências), também é de muito interesse para Professores de Ciências do Ensino Fundamental – nível II, pois dá subsídios à alfabetização científico-tecnológica.
Veja aqui

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Também tive oportunidade de fazer esse curso e realmente foi muito interessante, pois mostrou o que é e onde se encontram os fluidos complexos.

Emilia - profa. de Física