22 de jun de 2009

2011 ano internacional da Química....

As Nações Unidas, na sua 63ª assembleia-geral, aprovaram a proposta da IUPAC – já anteriormente acolhida pela UNESCO – para designar 2011 como Ano Internacional da Química. A proposta foi entregue pela delegação da Etiópia com o patrocínio de 35 países e o apoio de muitos mais.

Num comunicado de imprensa conjunto, a UNESCO e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Chemistry – IUPAC) salientam que o Ano Internacional da Química permitirá celebrar os contributos da química para o bem-estar da Humanidade.

Tendo em atenção a inclusão da celebração na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) as atividades a serem desenvolvidas durante 2011 deverão dar ênfase à importância da química na sustentabilidade dos recursos naturais.

Segundo Jung-Il Jin, presidente da IUPAC, "o Ano Internacional da Química vai dar um impulso global à ciência química, na qual a nossa vida e o nosso futuro se apoiam. Esperamos conseguir aumentar o conhecimento e apreciação pública pela química, atrair o interesse dos jovens pela ciência, e gerar entusiasmo para um futuro criativo da química."

Koïchiro Matsuura, Director-Geral da UNESCO, refere que aumentar a apreciação do público pela química é o mais importante, tendo em vista os desafios do desenvolvimento sustentável. “A química tem um papel fundamental no desenvolvimento de energias alternativas e na alimentação da população mundial", concluiu o diretor-Geral da UNESCO.

0 comentários: